
DICIONÁRIO: A CASA DAS PALAVRAS
JUSTIFICATIVA
Esta
sequência didática enfoca um tema muito presente na escola, mas muitas vezes
não suficientemente analisado nas aulas de Língua Portuguesa. Afinal, todos
estamos sempre insistindo em que os alunos consultem o dicionário, mas nem
sempre tomamos esse tipo de obra como objeto específico de nosso trabalho
escolar.
Nossa
intenção, com este trabalho, consiste basicamente em analisar aspectos do modo
de organização do dicionário, o livro que registra o léxico (como a estrutura
dos verbetes e o modo como eles se distribuem na obra lexicográfica).
Primeiramente, é um dos momentos privilegiados para observar a integração entre
o estudo de análise linguística e o estudo do texto.
Além
disso, o estudo do léxico prepara de modo adequado o estudo das classes de
palavras. Afinal, um dos momentos em que mais claramente se vislumbra a
funcionalidade social desse conhecimento é a consulta aos dicionários, tendo em
vista que os verbetes, na quase totalidade dos casos, registram a classe do
vocábulo.
Nesta
Sequência Didática, trabalhamos aspectos relevantes da organização do léxico: a
polissemia e as relações lexicais, como a sinonímia e a antonímia, explorando
situações que explicitam a funcionalidade semântico-textual dessas categorias.
OBJETIVOS
·
Ler,
compreender e interpretar os gêneros: verbete de dicionário, tirinha, conto,
poema e crônica;
·
Perceber os
diferentes usos do dicionário;
·
Ler textos
informativos;
·
Buscar
informação explícita em texto informativo;
·
Ampliar o
vocabulário por meio de consulta ao dicionário;
·
Conhecer as
partes que compõem um verbete:
·
Reconhecer
ordem alfabética;
·
Conhecer
abreviaturas;
·
Refletir
sobre características básicas do modo como se organizam as palavras de um
idioma;
·
Perceber a
funcionalidade semântico-textual das categorias lexicais;
·
Reconhecer
onomatopéias;
·
Diferenciar
sentido figurado e não figurado de palavras e expressões;
·
Perceber a
polissemia das palavras;
·
Estabelecer
relações lexicais de sinonímia e antonímia.
CONTEÚDOS:
·
Leitura e
interpretação de verbetes, tirinhas, conto, poesia e crônica;
·
Uso do
dicionário;
·
Leitura de
textos informativos;
·
Busca de
informações explícitas em textos informativos;
·
Ampliação do
vocabulário;
·
Busca no
dicionário;
·
Partes do
verbete;
·
Ordem
alfabética;
·
Abreviaturas;
·
Funcionalidade
semântico-textual das categorias lexicais;
·
Onomatopeias;
·
Sentido
figurado e sentido não-figurado;
·
Polissemia;
·
Sinonímia e
antonímia.
Dicionário: a casa das palavras
Segundo o dicionário Aurélio da Língua
Portuguesa, dicionário é o “conjunto de vocábulos duma língua ou de termos
próprios duma ciência ou arte, dispostos, em geral, alfabeticamente, e como o
respectivo significado, ou a sua versão em outra língua”. Podemos dizer que,
mais que um conjunto de palavras, ele é uma ferramenta muito importante na hora
de entender um texto. Cada palavra pode ter mais de um significado, dependendo
do contexto em que é utilizada. Por isso, cada verbete do dicionário traz
vários significados para aquela entrada.
O dicionário pode ser utilizado nas mais
diversas situações: para esclarecer dúvidas de ortografia (como se escreve uma
palavra); tirar dúvidas sobre significados das palavras; indicar as situações
mais comuns em que a palavra é usada; informar a classe gramatical da palavra;
mostrar como a palavra é pronunciada; dizer qual a origem da palavra
(etimologia), entre outras.
COMO SÃO FEITOS OS DICIONÁRIOS?
O
primeiro passo para fazer um dicionário é “catar” um montão de palavras que
andam soltas por aí, passeando de boca em boca e descansando nos textos
escritos.
O
tipo de dicionário mais conhecido é o monolíngüe (de uma língua). É o caso, por
exemplo, do Aurélio, para o português, ou do Webster, para o
inglês. Mas existem outros tipos de dicionário, como os profissionais ou
científicos.
·
Levar para a
sala de aula outros tipos de dicionários para que os alunos conheçam.
ATIVIDADE 1
1)
Observe as listas de palavras e pinte, em cada lista, a palavra que aparece
primeiro no dicionário.
1
|
peixe
|
peixaria
|
peixeiro
|
2
|
casa
|
casal
|
casamento
|
3
|
nadar
|
nado
|
nadadeira
|
4
|
rosa
|
roseira
|
rosa-dos-ventos
|
5
|
carta
|
cartão
|
Cartaz
|
6
|
provavelmente
|
provável
|
prova
|
7
|
regra
|
régua
|
regular
|
8
|
caráter
|
característica
|
caracteres
|
9
|
coisa
|
cousa
|
Causa
|
10
|
botica
|
butique
|
bodega
|
2)
As palavras abaixo aparecem como verbetes em seu dicionário? Se não aparecem,
como você pode encontrá-las?
1
|
felicíssimo
|
|
2
|
explorável
|
|
3
|
cabeção
|
|
4
|
dramaticamente
|
|
5
|
escutou
|
|
3)
Leia o seguinte verbete de dicionário:
Cadeia [Do
lat. Catena] S.f. 1. Corrente de anéis ou de elos de metal; grilhagem,
grilhão. 2.V. grilhão (3). 3. Casa de detenção. [Sin., nesta
acepç. (alguns pop. Ou de gír.): buque, calabouço, cana, cárcere, catita,
cubículo, dita, gaiola, grades, jejé, pote, presídio, prisão, xadrez,
xilindró.] 4.Cativeiro, escravidão, sujeição. 5. Conjunto de fatos
ou fenômenos que ocorrem sucessivamente: uma cadeia de explosões. 6. Série
ininterrupta de objetivos semelhantes. 7. Conjunto de lojas ou
estabelecimentos pertencentes a uma mesma firma: cadeia de
supermercados. 8. Rede de emissoras de rádio e/ou televisão que difundem
o mesmo programa. 9. Álg. Mod. Conjunto linearmente ordenado. 10.
Arquit. Pilastra para reforçar paredes, empregada, em geral, na sustentação das
vigias dos sobrados.
CADEIA.
In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio de Língua
Portuguesa.
a)
Qual a entrada desse verbete?
______________________________________________________________
b)
Quantas acepções o vocábulo “cadeia” tem nesse verbete?
______________________________________________________________
c)
O verbete traz outros elementos, além das acepções da palavra. Reúna-se com um
colega e, em dupla, tente descobrir que outras informações aparecem nesse
verbete e anote-as nas linhas abaixo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Mafalda está às voltas com um
dicionário! Leia a tira:
http://www.revistameubairro.com.br/educacional/portugues/2013/HERICO/mafalda.jpg
1) Por que Mafalda jogou o dicionário na
lixeira?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O que significa o ponto de
interrogação no último quadrinho?
__________________________________________________________________
3) Que fala poderia substituir o ponto de
interrogação nesse caso?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Na tira, está reproduzido um verbete
de dicionário. Copie o trecho em que ele aparece:
____________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Chamamos de verbete o conjunto das
acepções e exemplos referentes a um vocábulo na organização de um glossário,
dicionário ou enciclopédia. Da reprodução do verbete presente na tirinha,
indique:
a) o origem da palavra sopa:
_____________________________________________
b) o seu significado:
__________________________________________________
6) Procure a palavra “sopa” no dicionário
e registre os sentidos diferentes que aparecem numerados:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Acepção é o nome dado aos
diferentes sentidos em que se emprega um termo. Como você percebeu, o vocábulo
“sopa” não tem apenas uma acepção. Identifique os diferentes sentidos da
palavra “sopa” nesta frase:
Para Mafalda, tomar sopa não é sopa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Marque um X diante da oração em que a
palavra “sopa” foi usada no mesmo sentido do apresentado na tira de Mafalda:
(
) Vai ser sopa fazer esse trabalho!
(
) A sopa está muito quente!
(
) Se ele der sopa, vai ser passado para trás.
(
) Nesta época do ano, a uva está dando sopa.
Ao lermos um verbete, aprendemos que as
palavras têm vários sentidos, os quais vêm numerados, começando pelos
significados de uso mais frequente. O dicionário ajuda a resolver dúvidas
quanto à classe gramatical de determinada palavra, indicando, por exemplo, se
ela é um substantivo ou um verbo. Além, é claro, de nos socorrer, quando temos
dúvidas de grafia, ou seja, no modo de escrever a palavra.
Para
compreender as informações em um verbete, é necessário conhecermos as
abreviaturas usadas. Para você saber mais sobre esse assunto, consulte as
primeiras páginas de um dicionário e encontrará uma lista delas.
9)
Por que o dicionário utiliza abreviaturas?
__________________________________________________________________
10)
Pesquise no dicionário e responda:
a)
De que modo são abreviadas as palavras da lista de abreviaturas de um
dicionário? Explique:
____________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Volte ao verbete “cadeia” e escolha cinco palavras que estão abreviadas e
escreva-as por extenso, de acordo com as abreviaturas presentes no seu
dicionário:
11)
Observe este verbete com bastante atenção:
Manga1
. [Do lat. Manica, ‘manga
de túnica’.] S.f.1. Parte do vestuário onde se enfia o braço. 2. Filtro
afunilado, para líquidos. 3. Qualquer peça de forma tubular que reveste
ou protege outra peça: a manga do candeeiro.
MANGA1.
In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio de Língua
Portuguesa. 3.ed. imp. Curitiba: Positivo, 2007. P.1265
a)
Cite os seguintes elementos desse verbete:
*
Entrada: ________________________
*
Origem: ________________________
*
Classe e gênero da palavra: ___________________________________
* As acepções da palavra:
____________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que está escrito
manga1?
__________________________________________________________________
12)
Observe:
Manga3 .[Do malaiala manga.] S.f.1. O
fruto da mangueira2 2. Bot.
Mangueira2.
a) Que diferença de sentido há entre
manga1 e manga2?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A origem da palavra é a mesma?
__________________________________________________________________
13) No caso de cadeia, todos os
sentidos da palavra aparecem em um único verbete. Mas, no caso de manga,
o dicionário apresenta os sentidos em um único verbete. Por que, às vezes, os
sentidos estão em um verbete, às vezes, em dois ou mais verbetes?
__________________________________________________________________
14) Pesquise no dicionário e indique mais
dois exemplos em que diferentes significados de uma mesma palavra aparecem em
verbetes separados:
____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTAÇÃO LEITURA
Leia o texto abaixo, divirta-se e,
depois, use o dicionário para confirmar o significado de palavras
desconhecidas.
Tonia e Holopofi ou o pavão
Era uma vez um pavão chamado Arlindo
Eugênio Felisberto. Você não sabia que os bichos têm nome? Pois fique sabendo
que os bichos têm nome? Pois fique sabendo que os bichos também não sabem que
as pessoas têm nome. A única diferença é que não são os pais, e sim, os
próprios bichos que escolhem seus nomes. E o pavão Arlindo Eugênio Felisberto escolheu esse triplo nome para
ele, porque se achava lindo, genial de tão inteligente e completamente feliz.
Ele era o mais feliz dos bichos, porque sabia que era inteligente e lindo.
Arlindo morava perto de um grande
galinheiro, que deveria se chamar Aveiro, porque galinha era apenas um dos tipos de aves que
moravam ali. Arlindo esperava que várias galinhas e outras aves estivessem por
perto para abrir sua cauda. Ele a abria bem devagar, pena por pena, e esse
espetáculo produzia um som suave, elegante e melodioso: SVLUUUFFFFF.
As galinhas e as outras aves não podiam
aplaudir, porque as galinhas e as outras aves não têm mãos, mas elas faziam um
alvoroço maior que uma grande salva de palmas, quando Arlindo terminava de
abrir sua cauda e muito calmamente virava a cabeça para cá e para lá, fingindo
que não sabia que o alvoroço tinha acontecido por sua causa.
Um dia apareceu um filhote de cisne
horroroso de tão feio e perguntou a Arlindo:
- Será que sou seu filho?
O pavão ficou surpreso com a pergunta que
SVLUUUFFFF, abriu sem querer sua cauda. Vendo aquela maravilha, o filhote de
cisne devia se mancar e seguir seu caminho, mas ele disse:
- Que cauda bonita o senhor tem! Tomara
que eu seja seu filho! Será que eu sou seu filho? Sou?
Arlindo Eugênio Felisberto passou de
surpreso a indignado, pelo fato de um bicho tão sem charme, sem elegância e
principalmente sem beleza ter a ideia infame de que poderia ser filho dele. Mas
logo teve um ataque de riso, porque a ideia era mais do que infame; era
ridícula, patética e muito engraçada. E tanto riu e gargalhou que não conseguiu
dizer nada para o filhote de cisne, que se afastou cabisbaixo, como se já
tivesse sido mal recebido por vários outros candidatos a pais.
Arlindo não ficou morando ali por muito
tempo. Algumas semanas depois desse encontro, que ainda dava cócegas nele e o
fazia rir sozinho, um outro tipo de bípede assistiu ao SVLUUUFFFF, o espetáculo
da abertura de cauda. Um bípede humano, que naquele mesmo dia catou Arlindo,
enfiou num engradado e o levou para longe. No caminho o pavão tremia de medo,
porque tinha ouvido falar de aves que viravam almoço e jantar dos humanos. Mas
quando chegou em sua nova residência, já pôde conversar com alguns dos novos
vizinhos e ficou sabendo que ali viviam muitos bichos, de todos os tipos, e que
muitos bípedes humanos passeavam por ali. Esses visitantes comiam coisas de
cheiro muito forte, alimentavam os moradores quando os guardas não estavam
olhando e admiravam o tamanho, os dentes, apele, as plumas, a força e a beleza
dos bichos de todos os tipos. Arlindo Eugênio Felisberto sorriu e disse para si
mesmo:
- Gostei! Eu posso continuar sendo feliz aqui!
Arlindo foi, até o fim de sua vida, uma
das grandes atrações desse local, e o alvoroço era sempre grande quando ele
abria sua cauda, com um suave, elegante e melodioso SVLUUUFFFF.
FFFIIIMMMMMMMMM.
SOUZA, Flavio de. Que história é essa? 2.
Ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. P.12-13.
ATIVIDADES:
1)
Consulte o dicionário para saber o(s) significado(s) das seguintes palavras:
a)
alvoroço : ___________________________________________________
b)
indignado: ___________________________________________________
c)
infame: _____________________________________________________
d)
patética: ____________________________________________________
e)
gargalhou: ____________________________________________________
f)
cabisbaixo: ____________________________________________________
g)
bípede: _______________________________________________________
2)
Que outras palavras do texto você não conhece? Identifique-as e procure o
significado de cada uma delas no dicionário. Depois, escreva-as em seu caderno.
3)
Que expressão do texto indica que vai ser contada uma história?
4)
Qual a relação entre o nome do personagem – Arlindo Eugênio Felisberto – e suas
características?
5)
Pelas atitudes de Arlindo, como ele era?
6)
Em quais espaços físicos a história ocorre?
7)
Ao lermos o 1º parágrafo desse texto, percebemos que o autor faz referência a
um personagem de uma história clássica. Quem é esse personagem e à qual
história pertence?
8)
Com que intenção o autor escreveu SVLUUUFFFF? Que nome esse recurso de
linguagem recebe?
Análise e reflexão...
Falando
em bicho... o que será que está acontecendo com o Grilo? Leia o poema abaixo e
descubra qual é o problema dele:
Grilo grilado
|
O grilo coitado
Anda
grilado.
E eu
sei
O que
há.
Salta
pra aqui
Salta
pra ali
Cri-cri
pra cá
Cri-cri
pra lá.
O
grilo
Coitado
Anda
grilado
E
não quer contar.
JOSÉ,
Elias. Um pouco de tudo: de bichos, de gente, de flores. São Paulo:
Paulus, 1982. P.21.
1) O
poeta brinca com um vocábulo que apresenta mais de um sentido já no título do
poema.
a)
Quais os significados que a palavra “grilo” tem no texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Cite um trecho do texto com o sentido 1 e outro com o sentido 2:
____________________________________________________________________________________________________________________________________
c) De
que modo ficamos sabendo quando é um sentido ou outro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Os significados das palavras...
2)
Além que a palavra “grilo” tem no texto?
__________________________________________________________________
a) Que
palavra é essa?
__________________________________________________________________
b)
Quais sentidos que ela tem nesses versos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Leia
este verbete:
grilo[Do
lat. Grillu.] S.m.1. Zool. Inseto, ortóptero, griloideo, de
coloração geralmente parda ou escura, com antena muito mais longa que o corpo,
[...]. 5. Fig. Preocupação, amolação, chateação[...].
GRILO.
In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio de Língua
Portuguesa. 3. Ed. 3. Imp. Curitiba: Positivo, 2007. p. 1005.
a) Por
que o dicionário colocou em primeiro lugar o significado de “grilo” como
“inseto”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Na
segunda acepção – grilo como “preocupação, chateação” – aparece abreviatura
Fig. O que isso quer dizer?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A
propriedade das palavras de apresentar muitos sentidos chama-se polissemia.
POLI=
“muitos
SEMIA= “sentidos, significados”
4)
Leia o texto:
Minhocas
na cabeça
-
Seu doutor, estou grilado, meu pé está formigando.
É
algo grave ou estou procurando sarna pra me coçar?
-
Já lhe digo o que é: tire as minhocas da cabeça, é só um bicho-de-pé.
OLIVEIRA,
Marcelo R.L. Nós eos bichos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001.
a)
Como você viu, o texto brinca com o sentido figurado de algumas expressões.
Quais são elas? Qual delas já apareceu
em outro texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O
que essas expressões significam?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O
que há de comum entre as palavras que formam essas expressões?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Na
maioria das vezes, o texto fala de bichos, em sentido figurado. Qual o bicho
mencionado no texto em sentido não figurado?
__________________________________________________________________
A ordem alfabética
As
palavras no dicionário em ordem alfabética. Se quisermos procurar uma palavra,
tomamos por base a ordem alfabética da primeira letra, depois da segunda e
assim por diante.
Exemplo:
LIVRO – 1ª l, 2ª li, 3ª liv, 4ª livr, 5ª livro
Com
essa dica, já sabemos, por exemplo, que a palavra livraria está antes da
palavra livro por causa da 5ª letra: a. Veja:
Exemplo:
LIVRARIA – 1ª l, 2ª li, 3ª liv, 4ª livr, 5ª livra,...
Além
de ser encontrada nos dicionários, a ordem alfabética também é usada em várias
situações por ser um princípio organizador e permitir ao leitor localizar com
facilidade o que ele deseja. É comum aparecerem em ordem alfabética o nome das
pessoas em listas de chamadas, o nome de cidades em guias turísticos, os
sobrenomes de pessoas em listas telefônicas, os verbetes em enciclopédias, o
nome de autores nos fichários de bibliotecas e em catálogos de livros, etc.
Busca de sinônimos para evitar repetições
Dependendo
do gênero textual, não é muito apropriado repetir palavras sem necessidade.
Aliás, essa é uma das utilidades do dicionário: encontrar sinônimos para evitar
as repetições desnecessárias.
1) O
texto a seguir tem uma repetição que pode ser evitada:
XII FIG tem altos e baixos
O XII
Festival de Inverno de Garanhuns teve seus altos e baixos. A parte positiva
ficou pelas ótimas apresentações na Esplanada Guadalajara dos fantásticos Quinteto
Violado, Cidade Negra e Roupa Nova. [...] Milhares de pessoas simplesmente
adotaram o Parque e prestigiaram-no em suas variadas atrações. O circo, a
dança, a pirâmide, a música alternativa, todos juntos, em seus variados
estilos, atraíram pessoas das mais variadas cidades.
XII
FG tem altos e baixos. A Gazeta,
Garanhuns (PE). 1 ago.2002.
a) Que
palavra está repetida nesse texto?
__________________________________________________________________
b) Que
sinônimo podem ser usadas para evitar essa repetição?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O
poema é um dos gêneros textuais que tem “permissão” para abusar das repetições.
Aliás, esse é um dos recursos mais utilizados pelos poetas para dar emoção em
seus textos. Leia o poema a seguir e confira:
Ou Isto ou Aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo.
Rio da janeiro: Nova Fronteira, 1996.
a) Do que fala o poema?
__________________________________________________________________
b) Que palavra aparece no poema para
indicar mais de uma opção?
__________________________________________________________________
c) Você diria que esse poema foi feito
com base em palavras sinônimas ou antônimas? Explique e dê exemplos:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Por que as repetições usadas no poema
não causaram cansaço ao leitor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Minhas férias - Luis Fernando Veríssimo
Eu, minha mãe, meu pai, minha irmã (Su) e meu cachorro (Dogman) fomos
fazer camping. Meu pai decidiu fazer camping este ano porque disse que estava
na hora de a gente conhecer a natureza de perto, já que eu, a minha irmã (Su) e
o meu cachorro (Dogman) nascemos em apartamento, e, até os 5 anos de idade,
sempre que via um passarinho numa árvore, eu gritava "aquele fugiu!"
e corria para avisar um guarda; mas eu acho que meu pai decidiu fazer camping
depois que viu o preço dos hotéis, apesar de a minha mãe avisar que, na
primeira vez que aparecesse uma cobra, ela voltaria para casa correndo, e a
minha irmã (Su) insistir em levar o toca- discos e toda a coleção de discos
dela, mesmo o meu pai dizendo que aonde nós íamos não teria corrente elétrica,
o que deixou minha irmã (Su) muito irritada, porque, se não tinha corrente
elétrica, como ela ia usar o secador de cabelo? Mas eu e o meu cachorro
(Dogman) gostamos porque o meu pai disse que nós íamos pescar, e cozinhar nós
mesmos o peixe pescado no fogo, e comer o peixe com as mãos, e se há uma coisa
que eu gosto é confusão. Foi muito engraçado o dia em que minha mãe abriu a
porta do carro bem devagar, espiando embaixo do banco com cuidado e perguntando
"será que não tem cobra?", e o meu pai perdeu a paciência e disse
"entra no carro e vamos embora", porque nós ainda nem tínhamos saído
da garagem do edifício. Na estrada tinha tanto buraco que o carro quase quebrou,
e nós atrasamos, e quando chegamos ao local do camping já era noite, e o meu
pai disse "este parece ser um bom lugar, com bastante grama e perto da
água", e decidimos deixar para armar a barraca no dia seguinte e dormir
dentro do carro mesmo; só que não conseguimos dormir porque o meu cachorro
(Dogman) passou a noite inteira querendo sair do carro, mas a minha mãe não
deixava abrirem a porta, com medo de cobra; e no dia seguinte tinha a cara feia
de um homem nos espiando pela janela, porque nós tínhamos estacionado o carro
no quintal da casa dele, e a água que o meu pai viu era a piscina dele e
tivemos que sair correndo. No fim conseguimos um bom lugar para armar a
barraca, perto de um rio. Levamos dois dias para armar a barraca, porque a
minha mãe tinha usado o manual de instruções para limpar umas porcarias que o
meu cachorro (Dogman) fez dentro do carro, mas ficou bem legal, mesmo que o
zíper da porta não funcionasse e para entrar ou sair da barraca a gente tivesse
que desmanchar tudo e depois armar de novo. O rio tinha um cheiro ruim, e o
primeiro peixe que nós pescamos já saiu da água cozinhado, mas não deu para
comer, e o melhor de tudo é que choveu muito, e a água do rio subiu, e nós
voltamos pra casa flutuando, o que foi muito melhor que voltar pela estrada
esburacada; quer dizer que no fim tudo deu certo.
Na trilha do texto
1)
O título do texto sugere que tipo de história?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Que
história o texto conta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Cite o
nome do autor do texto. Com o auxílio de seu professor, escreva o nome de
outras obras desse autor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Muitas
situações que ocorrem nessa história são “sérias”, mas se tornaram engraçadas
pela forma como são contadas. Encontre, pelo menos, duas delas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Retorne ao
texto e observe a forma como ele foi escrito. Que aspecto chama a atenção
quanto à forma de apresentação do texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Quais são
os personagens dessa história?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Em que
pessoa o texto é narrado, ou seja, qual é o tipo de narrador que conta essa
história? Exemplifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Em uma
narrativa, temos a fala do narrador e a dos personagens. Quando um personagem
fala, usamos o discurso direto.
a) Transcreva
dois trechos do texto em que é usado o discurso direto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cite um
trecho em que ocorra fala do narrador.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Em que
época a história acontece? Quais elementos do texto nos indicam o tempo em que
os fatos aconteceram?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
10) De que
modo a história acaba?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tempo
de escrever
Produza um
texto narrativo, com base em fatos reais do seu dia a dia. A história deverá
ser contada em 1ª pessoa (narrador-personagem). Lembre-se de dar um toque de
humor à sua história, como fazem os bons cronistas. Para isso, abuse das
variedades linguísticas, dos exageros, das palavras ambíguas (com mais de um
sentido) e de outros recursos que permitam transformar o seu texto em um texto
humorístico.
Aplicando
conhecimentos
Você já
reparou que, às vezes, quando estamos lendo, podemos compreender o sentido de
uma palavra que antes não conhecíamos? Como isso é possível? Lendo o texto a
seguir você pode ter essa experiência.
Histórias para o rei
Nunca
podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a
qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois
jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade
verbal. Mas bastou que o Rei confiasse em mim, para que as histórias me
jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las.
Inventavam-se a si mesmas.
Este
prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava
exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las e
mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a
considerá-la defeito e ordenou que eu só contasse meia história por dia e
descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história.
Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por
meio de sinais e arranca os maiores aplausos.
1) Por que,
no início, o narrador não se sentia confiante em seu novo emprego? E depois
como se sentiu?
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2) O que o
Rei achou inicialmente das histórias do narrador? E depois, por que o Rei mudou
de opinião?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
3) No texto,
aparece pelo menos uma palavra de uso raro na língua portuguesa. Que palavra é
essa?
________________________________________________________________
4)
Provavelmente você não conhece o significado dessa palavra. Mas, pelo contexto,
pode tentar descobri-lo. Discuta com seus colegas o significado dela no
contexto e transcreva-o aqui:
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5) Agora, a
confirmação. Vamos ao dicionário descobrir o que significa a misteriosa
palavra? Pesquise e anote:
_________________________________________________________________
6) Esta
tira explora o duplo sentido de dois
vocábulos:

a) Quando
perguntamos a uma pessoa se ela sabe “mexer com computador”, o que queremos
saber com essa pergunta?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como o
segundo personagem da tira entendeu a pergunta?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Além de
“mexer”, que outra palavra da tira está empregada em sentido figurado? O que
ela significa na tira?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Escreva o
sentido real das duas palavras que aparecem em sentido figurado na tira.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividades
extraídas do Livro: SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL
1º volume Ensino Fundamental p. 24-44
Achei as atividades excelente, vão me ajudar muito. Parabéns e obrigada.
ResponderExcluirNossa amei essas atividades. Parabéns! E com certeza vou desenvolver com meus alunos.
ResponderExcluirFaltou o gabarito
ResponderExcluirVerdade
ExcluirFaltou o gabarito
ResponderExcluirfaltou o gabarito
ResponderExcluirExcelente trabalho! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirParabéns pelas atividades.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirfalta o gabarito
ResponderExcluirÓtima sequência didática.
ResponderExcluirGostaria de ver o gabarito....
ResponderExcluirPor favor o gabarito.
ResponderExcluirPor favor, o gabarito podes me enviar? Obrigada.
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirProfessor pedindo gabarito... que Deus nos ajude!
ResponderExcluirexcelente, parabéns pelo trabalho
ResponderExcluirParabéns! Gostaria que me enviasse o gabarito prof.aparecidasouza@gmail.com
ResponderExcluirExcelentes atividades, parabéns!
ResponderExcluirMaravilhosas as atividades, me mande por gentileza o gabarito . melry.carla@yahoo.com.br
ResponderExcluirTambém acho triste o fato de professores pedirem o gabarito...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTalvez muitos não sejam professores. Eu, por exemplo, acabei de encontrar essa página, pesquisando questões para passar para minha filha. E vim até o final da página, para ver se havia o gabarito também.
ResponderExcluirEu tambem nao sou professora...
ExcluirO que é monia
ResponderExcluirGostaria de ver o gabarito obrigada por enquanto.
ResponderExcluirNossa! Nem sabia que a Rede Pública Municipal tinha uma página. Adorei as sugestões, pois a questão do uso do dicionário parece muito simples, no entanto sabemos que não é tão simples assim. Vou usar nas minhas aulas.
ResponderExcluirAmei. Você poderia mi enviar o gabarito por favor?
ResponderExcluirADOREI!OBRIGADA! GOSTARIA DE TER O GABARITO, É POSSÍVEL?
ResponderExcluirMuito boa as atividades. Vc poderia me enviar o gabarito
ResponderExcluirVocê pode me enviar o gabarito das atividades? gisele.smachado1@gmail.com
ResponderExcluirBom dia!!!ötimas atividades! Poderia me enviar o gabarito? priscilamare32@gmail.com
ResponderExcluirObrigada
Boa tarde!
ResponderExcluirPode me eviar o gabarito?
Por favor?
Gostaria de ver o gabarito
ResponderExcluirBoa tarde poderia manda o gabarito de português manga do verbete do dicionário entrada origem classe
ExcluirGostaria de ver o gabarito:: rosimeireb578@gmail.com
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito
ResponderExcluirÓtimas atividades! Poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirTem como me enviar o gabarito karollina.costa@yahoo.com.br
ResponderExcluirEu amei as, atividades mas estou em dúvida em algumas questões.. Vc pode me enviar o gabarito. Para, q eu posso instruir melhor meu filho
ResponderExcluirGostaria que enviasse o gabarito para deandreassa@gmail.com, por favor!
ResponderExcluirObrigada
Gostaria do gabarito
ResponderExcluirdri.ferreira@hotmail.com
Gostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirvr.flavia@yahoo.com.br obrigada
Gostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirpalomarpds@hotmail.com
Muito bom
ResponderExcluirBoa tarde pode me enviar o gabarito
ResponderExcluircidastefani12345@gmail.com pode me enviar o gabarito
ResponderExcluirGostaria muito de receber o gabarito .
ResponderExcluirgilvanetesousa10@hotmail
Gostei muito ! Atividades exelente
ResponderExcluirATIVIDADES EXCELENTES!
ResponderExcluir
ResponderExcluirExcelentes atividades. Será que tem o gabarito? Se tiver, vc manda para cleriasants@hotmail.com
Gratidão!!!
Grata.
Gabarito por favor!!!
ResponderExcluirBoa noite estou com uma pequena dúvida sobre um exercício .
ResponderExcluirPois gostaria de saber porque Mafalda jogou o dicionário no lixo e o ponto de interrogação ficou na minha cabeça
Por favor, poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirleandramasiero@gmail.com
Por favor poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirMayara_neguinha15_@hotmail.com
Por favor me mande o gabarito
ResponderExcluirComo eu respondo não tem tirinha
ResponderExcluirMaravilhosas as atividades. Vão me ajudar muito. Parabéns.
ResponderExcluirExcelentes atividade, porém faltou o gabarito que agilizaria nosso trabalho!
ResponderExcluirExcelentes atividades
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito
ResponderExcluir@alicegama229@gmail.com
muito boa sua atividade mas daria de posta o gabarito
ResponderExcluirluiza.correa.pereira@gmail.com
나는 당신의 포스트를 읽고 그것이 놀랍다는 것을 발견했습니다! 감사 먹튀검증
ResponderExcluirGabarito
ResponderExcluirGabarito por favor
ResponderExcluirGabarito por favor
ResponderExcluirerickgabrielcristianpierripier@gmail.com
Muito bom! Você poderia enviar o gabarito?
ResponderExcluirorlandiapires@Hotmail.com
orlandiapires@hotmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJHANAINAXAVIER@HOTMAIL.COM
ResponderExcluirTodas as atividades são exelentes! Que pena não tem o gabarito para facilitar as nossas correções!
ResponderExcluirPode me enviar o gabarito?por favor.
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirjoelmaadam1@gmail.com
Gostaria de receber o gabarito. virginiaarantes002@gmail.com
ResponderExcluirPor favor, sou professora de língua portuguesa e gostaria que me enviasse o gabarito.
ResponderExcluirprofveronica7@gmail.com