quinta-feira, 8 de maio de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA- - 1ª PARTE



SEQUÊNCIA DIDÁTICA    1ª PARTE
TEMA   
FAMÍLIA
ELABORAÇÃO
PROFESSORA IARA FORGIARINI DA CUNHA

JUSTIFICATIVA
Vivemos num mundo onde a imagem está em todos os lugares, pois os meios para disseminá-la multiplicam-se a cada dia. TV, Internet, telões, outdoors, iphone, smartphones, tablets, etc.
 O trabalho, em sala de aula, com leitura de imagens se faz necessário, pois  abre um leque de possibilidades de interpretações  numa linguagem que, além de ser atrativa, o estudante está acostumado.
Justifica-se, então, a necessidade em se trazer esse tipo de texto para a sala de aula, para que o estudante desenvolva a capacidade de refletir e inferir sobre os temas que estão explícitos e implícitos nas imagens.
OBJETIVOS
        Observar as imagens detalhadamente;
        Interpretar o que as imagens nos dizem;
        Comparar imagens e perceber semelhanças e diferenças;
        Estabelecer a diferença entre pobreza e miséria;
        Inferir sobre os temas propostos;
        Valorizar os bons sentimentos relacionados aos vínculos familiares presentes nas imagens;
        Conhecer  vida e obra dos pintores Tarsila do Amaral e Cândido Portinari;
        Produzir um texto narrativo descritivo sobre sua família.

CONTEÚDOS
-           Leitura de imagens;
-           Compreensão e interpretação do texto;
-            Identificação de informações explícitas e implícitas;
-           Comparação de características;
-           Inferências sobre os temas;
-           Vida e obra de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari;
-           As várias configurações da família atual;
-           Produção de um texto narrativo descritivo.
OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA AOS QUESTIONAMENTOS:
A FAMÍLIA
TARSILA DO AMARAL




Leitura de Imagem
  1. O que  a imagem  está representando?
  2. Você imagina que essas pessoas moram na zona rural ou na zona urbana?
  3. Que elementos comprovam a resposta anterior?
  4. Quantas pessoas há na imagem?
  5. Quantos filhos tem o casal?
  6. Aparecem animais na tela?Quais?
  7. E brinquedos?
  8. Quem é o pai?
  9. Que elementos nos fazem identificar o pai, chefe da família?
  10. E a mãe, é fácil identificá-la? Por quê?
11.  Que sentimentos podem ser observados na troca de olhares da mãe e do filho que está sendo amamentado?
12. Quem você imagina que pode ser a avó? Por quê?
13. E as duas mulheres de azul, quem podem ser?
14. De qual lugar do Brasil você diria que é essa família?
15. Que elementos comprovam sua resposta anterior?
16. Você diria que esta família passa fome? Por quê?
17. Qual é a profissão do pai? Como você descobriu isso?
18. Observe o olhar dos personagens. Que sentimento eles nos transmitem?
19. A que você atribui a expressão de certa melancolia ou tristeza no olhar dos personagens?
19. Você já ouviu falar na artista plástica Tarsila do Amaral?
20. Faça uma pesquisa sobre a vida e obra da pintora Tarsila do Amaral e traga na próxima aula para apresentar ao grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário