SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1ª PARTE
TEMA
FAMÍLIA
ELABORAÇÃO
PROFESSORA IARA FORGIARINI DA CUNHA
JUSTIFICATIVA
Vivemos num mundo
onde a imagem está em todos os lugares, pois os meios para disseminá-la multiplicam-se
a cada dia. TV, Internet, telões, outdoors, iphone, smartphones, tablets, etc.
O trabalho, em sala de aula, com leitura de
imagens se faz necessário, pois abre um
leque de possibilidades de interpretações
numa linguagem que, além de ser atrativa, o estudante está acostumado.
Justifica-se,
então, a necessidade em se trazer esse tipo de texto para a sala de aula, para
que o estudante desenvolva a capacidade de refletir e inferir sobre os temas
que estão explícitos e implícitos nas imagens.
OBJETIVOS
• Observar as imagens detalhadamente;
• Interpretar o que as imagens nos dizem;
• Comparar imagens e perceber semelhanças e
diferenças;
• Estabelecer a diferença entre pobreza e
miséria;
• Inferir sobre os temas propostos;
• Valorizar os bons sentimentos relacionados aos
vínculos familiares presentes nas imagens;
• Conhecer
vida e obra dos pintores Tarsila do Amaral e Cândido Portinari;
• Produzir um texto narrativo descritivo sobre
sua família.
CONTEÚDOS
-
Leitura de imagens;
-
Compreensão e interpretação do texto;
-
Identificação de informações explícitas e
implícitas;
-
Comparação de características;
-
Inferências sobre os temas;
-
Vida e obra de Tarsila do Amaral e Cândido
Portinari;
-
As várias configurações da família atual;
-
Produção de um texto narrativo descritivo.
OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA AOS QUESTIONAMENTOS:
A FAMÍLIA
TARSILA DO AMARAL
Leitura
de Imagem
- O que a imagem está representando?
- Você imagina que essas pessoas moram na zona rural ou na zona urbana?
- Que elementos comprovam a resposta anterior?
- Quantas pessoas há na imagem?
- Quantos filhos tem o casal?
- Aparecem animais na tela?Quais?
- E brinquedos?
- Quem é o pai?
- Que elementos nos fazem identificar o pai, chefe da família?
- E a mãe, é fácil identificá-la? Por quê?
11.
Que sentimentos podem ser observados na
troca de olhares da mãe e do filho que está sendo amamentado?
12.
Quem você imagina que pode ser a avó? Por quê?
13.
E as duas mulheres de azul, quem podem ser?
14.
De qual lugar do Brasil você diria que é essa família?
15.
Que elementos comprovam sua resposta anterior?
16.
Você diria que esta família passa fome? Por quê?
17.
Qual é a profissão do pai? Como você descobriu isso?
18.
Observe o olhar dos personagens. Que sentimento eles nos transmitem?
19.
A que você atribui a expressão de certa melancolia ou tristeza no olhar dos
personagens?
19.
Você já ouviu falar na artista plástica Tarsila do Amaral?
20.
Faça uma pesquisa sobre a vida e obra da pintora Tarsila do Amaral e traga na
próxima aula para apresentar ao grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário